
O mercado quer e paga mais pelos especialistas na biblioteca de melhores práticas de TI. A vida profissional de Elber Ribeiro deu uma guinada, depois que ele decidiu apostar no ITIL (IT Infrastructure Library), a quentíssima metodologia para gerenciamento da infra-estrutura de TI. Seu celular não pára de lhe trazer propostas desde 2005, ano em que obteve a difícil certifi cação Service Manager, que lhe dá a posição de mestre. Em menos de dois anos, foram cinco propostas de emprego e várias sondagens. A uma, ele se rendeu: estruturar do zero a área de ITIL da CPM Braxis e conduzir o projeto de um grande cliente na América Latina, liderando quatro gerentes e 15 consultores. Para completar, foi convidado a prestar serviços para o Exin Expert Group, órgão certifi cador internacional de ITIL.
O assédio se justifica. Aos 29 anos, Ribeiro faz parte do seleto grupo de 65 brasileiros mestres numa matéria espinhosa. O ITIL é uma biblioteca de boas práticas para a gestão de serviços de TI. Foi desenvolvida no final dos anos 80 pelo governo inglês e hoje dita as regras de qualidade e efi ciência nas empresas do mundo todo. Quem tem ITIL, quer melhorar. Quem não tem, corre contra o tempo para implantá-lo, procurando gente preparada.
“Busquei o ITIL por soar como uma tendência”, recorda Ribeiro, apresentado ao assunto em 2002. Naquele ano, havia apenas um brasileiro certificado em Service Manager. Surgia aí uma chance de ouro para sua carreira. “Me antecipei e consegui dar um passo à frente”, comemora. Agora, sua meta é se atualizar para a versão 3.0 do ITIL.

3 comentários:
Que bacana! Tá aí mais uma oportunidade de sucesso em no área! Mas quanto tempo demora e R$ pra conseguir uma certificação dessas? =/
Jéssica Volpe
Gostamos da ideia de investir em ITIL... mas repito a pergunta da Jéssica: Tempo e Qta Grana se investe?
Postar um comentário